top of page

Pneus no Powertrain


Foto tirada pela equipe Rampage Baja na pista de testes


Os pneus são componentes essenciais para a movimentação e controle do veículo e quase sempre estão associados à dinâmica latitudinal. No entanto, a escolha de um bom pneu é igualmente importante para uma boa dinâmica longitudinal e os sistemas que atuam sobre ela, como o sistema de transmissão do veículo.


Um bom pneu é aquele que oferece uma boa capacidade trativa ao veículo, permitindo que o mesmo saia da inércia com facilidade, e possua a menor resistência ao giro possível, aumentando a eficiência no sistema de transmissão. Para mensurar a capacidade trativa de um determinado pneu em um determinado solo, deve-se analisar o coeficiente de atrito estático μ entre eles, que irá variar dada a uma série de fatores, como o tipo de solo e composição do pneu. Isso pode ser obtido através de um teste de tração, baseado na fórmula Fat = N*μ, onde Fat é a força de atrito conhecida que está sendo atuada entre o pneu e o terreno e N a normal, que irá variar de acordo com peso do veículo + piloto sobre o pneu. Esse teste pode ser realizado travando as rodas do veículo e o rebocando através de outro, havendo uma célula de carga que mostre a força que está sendo atuada entre eles até o momento em que o veículo rebocado passe a deslizar sobre o solo. O pico de força será relativo ao coeficiente de atrito estático (que é o presente no pneu em condições normais) e a força realizada a partir do deslizamento é relativa ao coeficiente de atrito dinâmico (presente nas situações de derrapagem).



Figura esquematizando o ensaio de medição do coeficiente de atrito


Quanto à resistência de giro, um pneu que possua a menor inércia rotacional é o ideal, isso pode ser avaliado, por exemplo, através da massa do pneu que, quanto maior for, maior será a inércia e, logo, maior a dificuldade de colocar o pneu em movimento rotacional e pará-lo.


Ficou com alguma dúvida? Quais suas curiosidades sobre o nosso baja? Pergunte-nos no nosso Instagram: @rampagebaja




Fontes:

Relatório sobre o Pneu - Lucas Calabria

Fundamentals of Vehicle Dynamics - Thomas D. Gillespie


Comentários


bottom of page