top of page

Sistema de Arrefecimento da CVT

Atualizado: 12 de jun. de 2020

Você sabe para o que servem aqueles tubos gigantes na lateral do nosso baja? Eles têm a função de refrigerar o sistema de câmbio do carro (CVT), que é composto por duas polias de aço e uma correia de borracha que transmite o movimento entre elas. Dependendo da temperatura do ambiente da CVT essa correia pode derrapar mais ou aderir melhor às polias, realizando a transmissão do movimento de forma mais eficiente e gerando uma melhor performance do veículo!

E como eles fazem isso? No caso do tubo frontal, simplesmente direcionando parte do ar ambiente (“frio”) para dentro da CVT (“quente”), o que possibilita uma maior troca de calor e faz com que o ambiente da CVT fique dentro da faixa de temperatura ideal que queremos! Enquanto isso, o tubo traseiro permite a saída do ar trocado gerando um fluxo contínuo de ar. É claro que é preciso de alguns cálculos para os seus respectivos dimensionamentos visando impedir que a temperatura suba ou caia mais do que o necessário.


Os tubões da Refrigeração


Os tubos não trabalham sozinhos nesta missão. Junto deles, temos a tampa de alumínio que protege a CVT e também auxilia nessa tarefa. Sua superfície espelhada tem o objetivo de impedir o aquecimento da CVT pela irradiação solar e seu material - Alumínio - foi escolhido especialmente pelas suas propriedades de ser um ótimo condutor térmico, o que aumenta ainda mais a troca de temperatura com o meio exterior.


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).



Comentários


bottom of page