top of page
Foto do escritorRampage Baja

Um Comparativo entre Baterias de Chumbo e de Lítio

Dentro do contexto Baja SAE há o domínio de dois tipos diferentes de baterias, as baterias seladas de chumbo (SLA) e também as baterias de lítio. Essas apresentam suas particularidades e têm melhores aplicações em determinados contextos de acordo com o seu material e suas propriedades químicas. Hoje faremos um comparativo entre esses dois tipos de bateria.


Em meio a competição, o protótipo fica por muitas horas funcionando, incluindo o sistema elétrico da embarcada. Por isso, é de suma importância que durante todo o período de provas a bateria tenha uma tensão constante para o bom funcionamento de todo o circuito. As baterias de chumbo, com o consumo de sua carga, perdem a potência entregue, ou seja, não possui uma boa entrega constante de potência. Em contrapartida, as baterias de lítio possuem uma tensão nominal razoavelmente constante, e apenas no final de sua carga que apresentam uma perda considerável da potência (não é interessante deixá-las descarregarem por completo).




A perda de potência não é um problema apenas em um ciclo específico das baterias, mas também ao longo da vida útil delas. Essa perda acompanha a diminuição da capacidade de armazenamento dessas. Ao comparar a quantidade de ciclos da SLA com as de lítio (LiFePO4, bateria de lítio ferro) para que ambas atinjam 80% de sua capacidade, a LiFe gastará em média 10 vezes mais ciclos do que as baterias de chumbo-ácido, uma vez que elas gastaram 2200 e 200 ciclos, respectivamente. Essa diferença torna o preço por ciclo da bateria de lítio bem inferior.




Um outro fator muito importante a ser considerado é a temperatura suportada por cada tipo de bateria, principalmente as baseadas em lítio, já que o regulamento baja SAE indica que as equipes que optarem pelo o uso da bateria de lítio como fonte de energia, deverão posicioná-las atrás do firewall para uma maior segurança. Porém, com essas condições, a bateria ficará muito próximo ao motor, dessa maneira elevando a temperatura da mesma. (Os fabricantes das baterias indicam uma faixa de temperatura para um bom funcionamento delas, cabendo aos usuários determinar se o modelo se adéqua ao projeto).


As baterias de chumbo-ácido não apresentam um bom funcionamento em elevadas temperaturas, porém, isso não é um problema sério às equipes de baja, por conta de uma maior flexibilização do posicionamento das SLA.


Para aplicações em baixas temperaturas as baterias de chumbo têm melhores rendimentos ao serem comparadas com as baterias de lítio. Esse não é o caso das competições Baja, porém, dependendo da aplicação, fora das pistas, essa informação pode passar a ser útil.


Abaixo segue um comparativo entre os tipos de bateria com as informações citadas e outras:



Obviamente, cada projeto tem as suas particularidades e necessidades, então, não pretendo concluir esse texto falando qual bateria é a melhor. Essa conclusão caberá a você, respeitando as condições e objetivos de seu projeto.


O que achou desse post? Deixe seu comentário e siga nossas páginas no Instagram, Facebook e Linkedin!

Comments


bottom of page