Estabelecer metas é uma atividade muito importante para alcançar o sucesso de algum projeto. Defini-las é o primeiro passo que se deve dar. Um Plano de metas é um conjunto de objetivos definidos, estudados e analisados à chegarem o mais próximo possível da exatidão. Em alguns casos esse plano de metas está diretamente ligado à arrecadação de recursos, o que pode ser conhecido também como plano de arrecadação.
Antes de começarmos a falar sobre como estabelecer um plano de metas ou plano de arrecadação propriamente, é preciso entender bem o que é uma meta, pois algo muito comum é a confusão acerca de qual a diferença entre objetivo e meta. De forma simplificada, podemos definir o objetivo como aquelas diretrizes que fornecem uma direção, já a meta, podemos dizer que são objetivos quantificados. Meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor, que exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada.
Então, entendido o que é meta, poderemos dar continuidade e seguirmos algumas opções para a criação de um plano de arrecadação, daremos algumas dicas de como criar metas de maneira assertiva. Confira:
Criar Metas Reais
Para que uma meta seja estabelecida, ela deve ser exequível, e para isso surge a necessidade de serem o mais real possível. Uma opção é analisar o histórico, definir anos base para comparação e comparar pontos onde caberão no plano de metas, arrecadações, ajudas de terceiros, patrocínios e etc.
Não Imponha Metas
Será muito difícil conseguir adesão às metas caso elas sejam simplesmente impostas à sua equipe, metas desconhecidas ou exageradas poderão gerar estranheza e dificuldade na execução, além de não se ter uma base para comparar os dados. Você pode fazer uma conversa com seus funcionários, procurando ouvir a opinião deles e verificar o que levar em consideração. Quanto mais colaborativa for a criação das metas, mais as equipes ficarão motivadas e maiores serão as chances de os objetivos serem alcançados.
Não Estabeleça Metas que Não Saiba Como Cumprir
Uma boa opção é estabelecer um miniplano para que suas metas possam ser alcançadas, focar em como realizá-las e ter um "plano de execução" para cada uma pode ser uma boa. Caso não encontre uma maneira para a realização da meta ela não é exequível.
Sendo assim, o plano de metas funciona como um tipo de lembrete do que a sua organização pretende e como fará para alcançar. Além também, de servir como base para comparação (vários tipos de informações podem ser extraídas de um plano de arrecadação já executado). E se caso seja feito anualmente, as informações estarão mais harmônicas entre si e a probabilidade de se observar dados antes não vistos é maior.
E aí? Que tal criar um plano de metas para ajudar na gestão da sua equipe?
Me diz o que achou desse post. Deixe seu comentário e siga nossas páginas no Instagram, Facebook e Linkedin!
Comments