top of page

Como a Ferramenta 9BOX pode auxiliar na sua organização

Antes mesmo de demonstrar de fato os aspectos positivos que essa ferramenta pode trazer para sua equipe, é necessário primeiramente conceituá-la e identificar as diretrizes de seu desenvolvimento. A matriz 9BOX é uma ferramenta que auxilia gestores, principalmente do setor de gestão de pessoas, na tomada de decisões com base na performance dos seus colaboradores no período de tempo que se deseja analisar.

A ferramenta 9BOX foi criada nos anos 1970 pelos consultores da empresa Mckinsey & Company para auxiliar à General Electric na época a conseguir definir e gerenciar seus negócios, a partir de tomadas de decisão feitas com base na metodologia aplicada. Com isso, ela servia para identificar os colaboradores em quadrantes e auxiliava os gestores a medir o desempenho de cada colaborador.

A matriz em questão tem dois parâmetros que serão aqui avaliados: Potencial e Desempenho, como mostrado na figura abaixo. Os dois indicadores visam avaliar, de forma mais dinâmica, o indivíduo em questão e chegar a um resultado cruzando tais informações, que ficarão em um quadrante que será sinalizado pelas cores (Vermelho, Amarelo, Azul, Verde Claro e Verde Escuro).

Figura 01: Matriz 9BOX


Ela consegue mensurar e diferenciar um grupo de indivíduos pelas capacidades próprias de cada um, de acordo com o seu desempenho e potencial em determinado período de tempo em questão, o que muitas equipes atualmente têm dificuldades em fazer, principalmente em tempos de pandemia. Com isso, é importante destacar o papel fundamental que a metodologia pode exercer dentro de uma organização, seja ela empresarial ou não, de conseguir dar um retorno da produtividade do grupo bem como um panorama geral para os gestores e auxiliar, assim, a traçar planos de ação com base em seus objetivos.

Esse sistema também permite que a gestão de pessoas consiga definir o colaborador padrão dentro daquela equipe, como ele se desempenha, o quão comprometido e esforçado ele é com aquele trabalho e, de fato, visualizar pontos que poderiam ser melhorados neste grupo. Da mesma forma, com base nesses dados, é possível traçar qual seria o colaborador ideal e o que de fato precisa ser trabalhado para chegar, o mais próximo possível, desse ideal.

Ademais, a matriz também ajuda a identificar quais pessoas não estão sendo produtivas na equipe, ou pelo menos não desempenhando seu papel da melhor forma. Isso é fundamental por uma série de fatores, como a necessidade de uma atenção redobrada à aquele indivíduo no sentido de incentivar o mesmo a realizar mais treinamentos e capacitações, ou tentar motivá-lo de acordo com as diretrizes da organização. Tudo isso auxilia a reduzir uma rotatividade excessiva bem como também à perda de peças-chaves dentro daquela equipe.

Por último, o 9 BOX também pode servir como importante ferramenta de retorno aos colaboradores de sua produtividade, mostrando como ele está se desempenhando e seu potencial, bem como aspectos positivos que devem ser mantidos e negativos, que devem ser melhorados ou reformulados. Com isso, o indivíduo consegue ter uma ideia maior de como se encontra na equipe pela percepção dos demais, e quais caminhos deve percorrer para alcançar o colaborador ideal desejado.











Comentarios


bottom of page