top of page

Centro e Eixo de Rolagem

Durante o projeto da geometria de suspensão de um veículo, têm-se o ponto na qual a massa suspensa de cada eixo rotaciona, esse é o chamado Centro de Rolagem, ou Roll Center.

Para encontrar o centro de rolagem como do exemplo abaixo de uma Duplo A, primeiro é traçado o prolongamento dos braços de suspensão de cada lado, sendo a interseção deles os Instant Center, então liga-se o ponto médio do contato dos pneus com o solo até os centros instantâneos. O ponto de encontro dessa última reta para cada lado define então o roll center.

Figura 1: Obtenção Centro de Rolagem


Quando um carro está realizando uma curva, existe uma força lateral nos pneus, que reage de maneira oposta no centro de gravidade. Pela diferença da altura do RC com o CG, tem-se um momento que promove a rolagem da carroceria em torno do centro de rolagem.

Nessa perspectiva, quanto mais próximo o roll center do centro de gravidade, menor o momento de rolagem. Já se a altura do RC coincidisse com a altura do CG, não haveria rolagem da massa suspensa.

Vale lembrar que o centro de rolagem também é instantâneo, variando sua posição de acordo com o movimento da suspensão, então durante o projeto, deve-se evitar uma geometria que cause grande variação da posição do RC, a fim de manter um comportamento mais estável e previsível do veículo.

A partir dos centros de rolagem dos eixos dianteiro e traseiro, define-se então o Eixo de Rolagem, ou Roll Axis, que nada mais é a reta que liga os dois RC. A inclinação do eixo de rolagem na vista lateral, a depender do tipo de suspensão utilizada, gera tendência de um comportamento dinâmico sobre-esterçante, sub-esterçante ou neutro caso esteja paralela ao solo, por conta da influência na transferência de carga lateral.

Figura 2: Comportamento em função do Eixo de Rolagem



E aí, gostou deste texto? Deixe sua opinião pra gente!! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!


Comments


bottom of page