top of page

Centros Instantâneos

Durante o desenvolvimento de um projeto de suspensão, um dos pontos iniciais a serem decididos é o Centro Instantâneo, mais comumente chamado de Instant Center (IC). Esse parâmetro indica o ponto de pivotamento do sistema de suspensão no instante de análise, e pode ser observado no plano frontal e lateral da roda.

Em relação ao Centro Instantâneo no plano frontal, sua localização é obtida de diferentes formas para diferentes tipos de suspensão. No caso da suspensão duplo A, ele pode ser encontrado a partir do prolongamento dos links que conectam a roda ao chassi, e quando conectado ao centro da roda indica a vista frontal do braço oscilante (Front View Swing Arm - FVSA).

Figura 1: Obtenção do IC e ilustração do FVSA

O FVSA está diretamente ligado ao ganho de cambagem na roda associada, pois quanto menor for esse valor, menor será a circunferência descrita pela roda e maior será a inclinação gerada para cada milímetro de deslocamento no curso de suspensão, porém os cálculos que determinam esse ganho utilizam a projeção desta reta.

Já quando o Centro Instantâneo é analisado no plano lateral, as únicas diferenças estão sobre quais são as influências geradas por esse ponto e qual a forma de obtê-lo, pois aqui o IC se encontra no ponto de interseção dos eixos de revolução das bandejas equivalentes no plano longitudinal médio da roda, para o caso da Duplo A.

Figura 2: Obtenção do IC no plano lateral por meio de softwares de análise


Diferentemente do que foi dito em relação ao plano frontal, a reta que conecta o IC ao centro da roda é chamada de vista lateral do braço oscilante (Side View Swing Arm - SVSA), e ela influencia diretamente no ganho de caster do sistema, por motivos semelhantes ao caso do camber, outra influência direta deste ponto é em relação às geometrias anti-arfagem, pois como o Centro Instantâneo indica o ponto de pivotamento do sistema de suspensão, as forças de transferência de carga e as forças de frenagem ou aceleração produzirão um momento em torno deste ponto, que dependendo de sua posição podem reduzir a arfagem ou acentuá-la.

Figura 3: Representação do IC com projeção e altura do SVSA


Após realizar as análises bidimensionais deste parâmetro é possível estudá-los de forma tridimensional, unindo os dois Centros Instantâneos por uma reta, gerando então o Eixo Instantâneo ou Instant Axis, que representa o eixo de revolução em que o sistema de suspensão realizará seu pivotamento.

Figura 4: Representação do Instant Axis


Comments


bottom of page