top of page
Foto do escritorRampage Baja

Freios de estacionamento manuais e eletrônicos

É um dos recursos mais importantes em um automóvel, trata-se de um equipamento de segurança exigido por lei, e sua presença é indispensável quando falamos sobre conforto, comodidade e segurança. Também conhecido popularmente por freio de mão, nome dado justamente devido ao seu tipo de acionamento ser realizado pelas mãos do motorista, tem ganhado destaque na engenharia automotiva nos últimos anos. Assim como tudo em um automóvel de qualidade atualmente, onde todos os sistemas foram tomados pelos mais variados avanços tecnológicos, os freios de estacionamentos também se atualizaram, trazendo cada vez mais praticidade e inovação.

Em um sistema manual com utilização de freio a tambor na traseira, seu acionamento ocorre através de uma alavanca, que por sua vez é ligada à cabos de aço, e quando puxada, pressiona o material de atrito contra a superfície do tambor de freio. De maneira geral, a sua função principal é impedir que o veículo em questão, se movimente involuntariamente quando estacionado.

Figura 1: Representação do movimento da sapata de freio contra a superfície interna do tambor de freio. (Fonte: Manual NAKATA de sistema de Freios)


Quando o sistema de freios traseiros é a disco, em alguns casos aplica-se um sistema de freio a tambor auxiliar somente para atuar como freio de estacionamento. Em outros casos é possível ver nessa situação, que ao acionar o sistema de freio de estacionamento um eixo gira empurrando um pino contra um parafuso de regulagem, que empurra o êmbolo da pinça o pressionando contra a superfície do disco, fazendo com que o carro permaneça sem se movimentar.

Na maioria dos veículos, o sistema é acionado manualmente através de uma alavanca ao lado do motorista, logo atrás do câmbio, porém nos veículos mais atuais, o acionamento é feito unicamente por um botão, deixando o mecanismo compacto, prático e inovador. Conforto e comodidade é um fator muito relevante a quem deseja adquirir um automóvel novo. Ambos sistemas partem do mesmo princípio, porém o acionamento do freio de mão eletrônico tem auxílio de um motor, o que o torna mais prático e conveniente ao acionar.

O freio de estacionamento eletrônico é considerado mais seguro que o sistema manual, isto pois o eletrônico está ligado diretamente com o sistema ABS do carro através de uma central eletrônica, que utiliza sensores para detectar a rotação das rodas. Caso o veículo em questão de alguma forma perder a frenagem no pedal, é possível realizar a parada utilizando o botão de acionamento do freio de mão de modo seguro e confiável. Já no veículo com sistema convencional, com a perda do sistema de freios de serviço, ao fazer o uso do freio de estacionamento, o carro perderia a estabilidade abrindo possibilidades de rotacionar na pista e causar acidentes. Esta é a maior inovação dentre os dois mecanismos de frenagem.

Como o acionamento do freio de estacionamento manual se dá através de cabos de aço, certamente com o tempo, ocorrerão pequenas particularidades no sistema, como a fadiga dos cabos, desgastes nas pastilhas que precisarão de ajustes manuais para correção. Como dito, devido ao afrouxamento do sistema, em média é recomendado fazer uma inspeção a cada 15 mil km rodados, caso haja alguma irregularidade, a troca deve ser feita. Outro ponto muito importante ocorre ao realizar a troca das pastilhas traseiras, a qual está diretamente interligada com o freio de mão. Em um veículo com sistema convencional, basta apenas pressionar o êmbolo, fazendo o recuo de maneira manual para assim liberar as pastilhas, já no sistema de freio estacionário eletrônico, só é possível realizar a troca das pastilhas com equipamentos especializados, como os "scanners", aparelhos utilizados para analisar parâmetros, identificar falhas, entre outras funções. Talvez o único ponto desfavorável ao freio de mão eletrônico ,sem considerar a diferença de preço, seja caso ocorra um problema elétrico, por exemplo, a falta de energia da bateria do automóvel, todo sistema permanecerá travado, ou seja, o veículo ficará totalmente imovel, até mesmo caso precise subir em uma guincho, isto é estabelecido como uma medida de segurança, e o mais indicado é dar uma carga extra na bateria do veículo.



Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=8UN-yEbkFyY Apostila - Freios automotivos - Princípios de funcionamento - Centro de Aperfeiçoamento Técnico - VARGA

Manual NAKATA de Sistema de Freios.


Komentar


bottom of page