Um guia sobre as principais informações que você deve conhecer.
Os pneus são um dos componentes mais importantes na dinâmica de um automóvel, uma vez que todo desenvolvimento por trás de um veículo depende da interação do pneu com o solo para entregar o seu melhor desempenho. Independente de ser um carro de passeio, offroad como o Baja, ou de corrida como um fórmula. Neste texto abordaremos então as informações principais que você deve saber a respeito deles.
Os pneus utilizados nos automóveis diferem devido à própria variação de aplicação dos automóveis. Entretanto não é viável para um fornecedor de pneus fabricar um tipo pneu para cada categoria de veículos, os pneus devem ter requisitos que sejam comuns entre os mais variados tipos de veículos, embora as medidas possam variar.
Nomenclatura e identificação:
Na parede lateral dos pneus são encontrados diversos códigos em alto relevo, que são padronizados para os carros de passeio:
Figura 1: Exemplo de identificação.
Largura da banda de rodagem.
Primeiro parâmetro no código, é especificada em milímetros com o pneu novo montado no aro e calibrado a 1.8 BAR.
A relação altura/largura dos pneus seja especificada em porcentagem (%).
O valor indicado significa que a altura da lateral do pneu corresponde “X” % da banda de rodagem. Nesse caso 60% de 205 mm.
Radial ou Diagonal.
Tipo de construção do pneu e disposição das suas tramas internas de maneira radial ou diagonal. Hoje os diagonais estão em desuso pelas características dinâmicas indesejáveis inerentes ao seu projeto.
Diâmetro da roda em polegadas.
Capacidade de carga.
Informa capacidade de carga que o pneu pode suportar. Os valores de carga para cada valor desse índice podem ser encontrados em tabelas na internet.
Índice de velocidade.
Esse índice determina a velocidade máxima suportada pelo pneu durante 10 minutos sem parar. Para cada letra diferente que pode ser indicada no pneu há um índice de velocidade diferente, que podem ser encontradas em tabelas assim como o item 5
Além das informações de medidas, outra informação importante presente na lateral é o Treadwear:
Esse índice está relacionado a durabilidade do pneu. A escala dele varia de 0 a 700 e quanto maior for o valor indicado na lateral do pneu, maior a sua durabilidade.
Figura 2: Treadwear.
Na banda de rodagem é encontrado um outro indicador o TWI, que diz respeito sobre o nível de desgaste. Quando a superfície da banda chega nesse nível, significa que este deve ser trocado, uma vez que a partir desse ponto a altura dos sulcos não tem mais a mesma capacidade de escoamento d’água.
Figura 3: TWI.
Já nos casos de pneus offroad como do Baja, existem algumas diferenças nas informações:
Figura 4: Identificação pneu Offroad.
Utilização: No caso da foto temos um pneu AT (all terrain ou todo terreno). Existem também os pneus MD (mud terrain ou fora de estrada) e os HT (highway terrain ou para asfalto).
Diâmetro externo do pneu em polegadas.
Largura nominal da banda de rodagem em polegadas.
Diâmetro do aro em polegadas
Por fim é importante ressaltar que os pneus assim como os demais componentes do veículo exigem manutenções periódicas, a fim de prolongar sua vida útil. Portanto, deve-se sempre operar com os pneus na pressão indicada pelo fabricante, verificando periodicamente a cada 15 dias.
Figura 5: Desgaste irregular.
Um pneu trabalhando com baixa pressão deforma a banda de rodagem, ocasionando desgaste prematuro das bordas laterais além de comprometer o consumo de combustível (aumentando a resistência ao rolamento) e o desempenho, uma vez que as respostas de direção ficam mais lentas. Já no caso de a pressão estar alta demais ocorre desgaste excessivo da porção central do pneu.
Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).
Comments