Falar de Design em uma equipe Baja é dizer sobre vários aspectos voltados para a criatividade, solução de problemas, identidade visual, psicologia das cores, ergonomia dentre outras questões que compõem a área e demonstram sua importância ao longo da preparação para os campeonatos tal como a capacitação profissional dos membros futuramente no mercado de trabalho.
Embora essa área esteja crescendo, muitas equipes não possuem um núcleo bem estruturado e principalmente não dispõem de uma metodologia por trás, isso pode vir a acontecer uma vez que concentram seu foco em outros subsistemas, e assim, acabam esquecendo o seu foco principal: um produto a ser projetado como um todo. Desse modo, isso acaba dificultando o progresso da equipe em diversos setores como gestão, marketing, financeiro, dentre outras áreas e também para futuras empresas que desejam apoiar o projeto e não encontram os valores da equipe e o que ela quer passar para o público. Além disso, questões técnicas como ergonomia, a relação entre o homem e a máquina diretamente ligada com o conforto, a segurança do piloto e principalmente a facilidade dos pilotos para com os comandos do carro durante o seu manuseio deixam de exercer seu papel fundamental de auxiliar na experiência do usuário.
Outro ponto importante no subsistema de design é a arte do carro, inovar e criar uma identidade para sua equipe é muito importante para se destacar dentre dezenas de outras equipes e empresas. Um exemplo disso é percebido na competição “Porsche Cup”, isso é, sendo uma corrida padronizada e estrelada apenas por carros da Porsche, existem carros que se destacam em meio aos outros, como por exemplo o carro do Rodrigo Mello, que possui uma arte feita pelo artista plástico Adonis Alcici inspirada no Lego. Essa plotagem possui algumas características interessantes, isso se deve ao fato de que além da representação artística, essa arte possui algumas datas, elementos e números de grande importância para o piloto durante toda sua trajetória até os dias atuais. Em paralelo, temos o Baja, no qual precisamos fazer uma arte que se encaixe com os conceitos da equipe, se destaque dentre várias outras e se torne única, incluindo diversas etapas desde a pesquisa de mercado, desenvolvimento de modelos intermediários até o produto final, feedback e e a análise do que foi feito a fim de aprimorar a arte. Contudo, lembre-sede se atentar aos detalhes e que o seu conceito seja passado com êxito para seu público.
Logo, podemos perceber quão importante é essa área para uma equipe uma vez que agrega valor ao projeto, induz à inovação e desenvolve as habilidades individuais e sociais dos membros.
E aí, gostou deste texto? Não se esqueça de seguir a equipe em nossas redes sociais e deixar o seu comentário logo abaixo.
Comments