Sendo um marco histórico, a criação da internet atualmente nos proporciona experimentar um novo mundo cada vez mais dinâmico, no qual a cada dia que passa somos bombardeados com inúmeros anúncios e propagandas. Por conta disso, o design gráfico nunca esteve tão inserido em nosso cotidiano quanto atualmente, em um mundo dominado por textos e símbolos, a tipografia se mostra essencial. Mas o que é tipografia?
Resumidamente, a tipografia é o aspecto visual e material da escrita, o termo faz alusão à técnica de composição de tipos móveis, marcado pela criação da prensa por Johannes Gutenberg durante o século XV. Por sua vez, esse dispositivo contava com a composição e produção de pequenos símbolos feitos de metais, o que foi responsável pela otimização de cada etapa no processo de impressão. Junto a isso, é comum que utilizemos desta palavra para nos referir à expressão typeface, um conjunto regular de caracteres que integra uma escrita visualmente coesa.
Quando o assunto é identidade visual, o tipo influencia diretamente na construção do logotipo e no desenvolvimento da marca através das famílias tipográficas associativas. Um ótimo exemplo da aplicação direta da tipografia nesse processo de criação é a empresa Google, que dispensa de um ícone para a composição de seu logo. Além disso, as fontes tipográficas se estendem na representação da empresa através de famílias tipográficas institucionais, que podem ser utilizadas em qualquer suporte gráfico, como material impresso, comunicação e fins midiáticos digitais.
Ao fazer uso de um elemento tipográfico, tenha em mente o aspecto formal do tipo e o que ele pode agregar ao conjunto como todo, considerando também o seu valor semântico, por exemplo, para a criação de textos e leituras importantes, priorize fontes da família Garalde, como a Garamond Premier e a Centaur, pois, graças ao contraste entre as formas da própria letra causado pelo seu eixo inclinado, possui melhor visualização, já tipos como a Helvetica Neue são recomendados para a criação de mídias, uma vez que a letra apresenta aberturas de entradas maiores, o que lhe proporciona um ótimo contraste com o plano de fundo, ampliando as possíveis combinações. Além disso, uma ótima forma de realizar combinações da tipografia com elementos do meio em que ela está inserida se dá através do uso das cores. Para as produções manuais, a equipe Rampage Baja recomenda a linha de tintas da Tekbond, pois possuem maior solidez e uniformidade no resultado final além de possuírem as mais exclusivas cores do mercado.
O que achou desse post? Deixe seu comentário e siga nossas páginas no Instagram, Facebook e Linkedin!!O que achou desse post? Deixe seu comentário e siga nossas páginas no Instagram, Facebook e Linkedin!!
Comments