top of page

Tipos de Ergonomia

Como ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem, a ergonomia teve seu primeiro conceito criado no ano de 1949, na Inglaterra, juntamente criado com a Ergonomics Research Society. Atualmente, diversas associações nacionais de ergonomia apresentam suas próprias definições sobre o tema, contudo, esse conceito inicial apresenta a seguinte descrição:


“Ergonomia é o estudo do relacionamento entre homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento.”


No Brasil, atualmente, a Associação Brasileira de Ergonomia adota a seguinte definição:


“Entende-se por Ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.”


Visto isso, a ergonomia procura reduzir fatores como fadiga, estresse, erros e acidentes, tudo isso a fim de garantir uma relação de satisfação e saúde para quem executa o trabalho. Em geral, a eficiência é uma consequência, isso se deve ao fato de que, quando isolado, esse proveito abre espaço para justificar medidas que levem ao aumento dos riscos e sacrifícios por parte dos trabalhadores.


Com base nisso, em seu livro Ergonomia: Projeto e Produção, o engenheiro Itiro Iida propõe a existência de três tópicos desta ciência, isso é, domínios que abordam características únicas, específicas de cada sistema, sendo eles:


Ergonomia Física - Ocupa-se das características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, relacionados com a atividade física. Os tópicos relevantes incluem a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de postos de trabalho, segurança e saúde do trabalhador


Ergonomia Cognitiva - Ocupa-se dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio e resposta motora, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem a carga mental, tomada de decisões, interação homem-computador, estresse e treinamento.


Ergonomia Organizacional - Ocupa-se da otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, políticas e processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, projeto de trabalho, programação do trabalho em grupo, projeto participativo, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organização em rede, teletrabalho e gestão de qualidade.


E aí, gostou deste texto? Deixe sua opinião pra gente!! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!

Comments


bottom of page