top of page

Ergonomia no Ambiente de Trabalho

Quantas vezes você já não se perguntou o porquê de estar sentindo um incômodo no seu corpo? Uma recorrente exaustão, fadiga de um membro ou cansaço repentino? Muitas vezes, grande parte desse problemas está diretamente relacionado ao ambiente nos quais nos encontramos, em sua grande maioria naqueles onde trabalhamos.

Sendo criada em um contexto de pós 2ª Guerra Mundial, a ergonomia tem como enfoque minimizar e prevenir os esforços e forças realizadas pelo trabalhador através da relação homem-máquina. Vale ressaltar que dentro dos estudos ergonômicos, existem os postos de trabalhos estáticos e os postos de trabalhos dinâmicos, contudo, nessa postagem vamos dar enfoque para os trabalhos estáticos.

Quando tratamos do assunto da aplicação da ergonomia, o primeiro passo a ser feito sempre é definir para onde e qual objetivo tal projeto será aplicado, uma vez que assim serão inseridos os dados antropométricos específicos para a atividade ser realizada. Logo, ao criar uma mesa para um escritório, por exemplo, deve ser levado em consideração aspectos como altura em relação ao solo e as dimensões de alcance dos braços, mostrados nas imagens abaixo.


No entanto, para se realizar um trabalho em pé ou em uma bancada, a altura ideal depende da altura do cotovelo, estando sempre abaixo da linha do mesmo, e do tipo de trabalho que será executado. Para realizar trabalhos de precisão é conveniente uma superfície mais alta, pois assim você consegue concentrar os esforços na parte do antebraço. No caso de haver um plano vertical próximo à bancada, será necessário um recuo que permita o encaixe para a ponta dos pés, a fim de evitar uma postura inadequada.


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).



Comments


bottom of page